“Check up” é um exame completo de todas as possibilidades de problemas relacionados com saúde bucal, a exemplo do “check up” realizado pelos médicos, para o corpo todo. Alguns “check up” médicos incluem um bucal detalhado. Para os que tiverem interesse de saber a real situação de seus problemas odontológicos, existe o “check up” bucal. Ainda não muito difundido na Odontologia, seria de grande valia para identificar doenças que estejam começando na boca e que, como tal, teriam melhores perspectivas de tratamento, por estarem na sua fase inicial. Além dos problemas com os dentes, muitas outras doenças de várias partes do corpo têm manifestação na cavidade oral, o que permitiria seu diagnóstico por sinais ou sintomas e consequente encaminhamento ao médico especialista competente que, em muitos casos, só seria chamado a intervir nas fases agudas das doenças.
Todo bom diagnóstico começa por uma boa anamnese, que vem a ser um histórico clínico levantado junto ao paciente, através de perguntas objetivas, para esclarecer os antecedentes, tais como doenças familiares, medicamentos usados, hábitos e vícios do interessado. Continua por um exame clinico baseado nos processos de inspeção, palpação e sondagem, complementando-se o diagnóstico definitivo com exames radiográficos (radiografia periapical, radiografia da ATM, radiografia panorâmica e, se preciso, uma tomografia), além dos citológicos (estudo das células), hematológicos (exames de sangue) e bioquímicos (exames com reagentes), quando necessário rios, para elaboração de um prognóstico, além de planejamento terapêutico. Um bom mapeamento dos problemas odontológicos de uma pessoa deve conter não só os problemas atuais, me também possíveis ocorrências caso algum tratamento não venha a ser feito, além de estabelecimento de prioridades dentre os problemas levantados, de forma que esteja bem claro o que é urgente e o que pode ser resolvido em etapas seguintes.
Observar o funcionamento da articulação temporomandibular e das glândulas da cavidade oral são extensões úteis a um exame de “check up” bucal. Não ser pego de surpresa por dor ou despesas maiores não programadas, deve fazer parte das preocupações de uma pessoa que planeja sua vida e que não possa ou não queira arriscar-se em contratempos desta ordem. Prevenir é sempre melhor que remediar e planejar, igualmente tem vantagens sobre improvisar. Saber o que poderá lhe acontecer, odontologicamente falando, é a maneira certa de se precaver de mal maior. Boa parte dos problemas dentários é mais facilmente resolvida se detectada no início, além do natural economia quando as providências são tomadas nesta fase. Os planos de tratamento são mais bem executados se forem precedidos de um bom planejamento, que requer sempre tempo para estudos e exames para confirmar a natureza dos problemas.
Exames clínicos são bem feitos pelo seu dentista, que se julgar necessário um levantamento radiográfico mais completo, o encaminhará a um radiologista, especialista em confecção de radiografias panorâmicas e tomografias. Sendo necessário, serão solicitados exames laboratoriais específicos. Caso se suspeite de alguma doença diferente das cotidianas dos consultórios dentários, as médias e grandes cidades já dispõem de institutos de diagnóstico odontológico, onde patologistas tem condições de formular com segurança seu atual estado e as providências e tratamentos necessários. No futuro, o “check up” bucal será rotina nos bons consultórios, elemento de identificação dos bons profissionais e diferencial decisivo para eleição de um dentista, ao qual se vai confiar a saúde bucal.